Enquanto o cristianismo inclui os cinco livros de Moisés (Pentateuco) entre os seus textos sagrados, no seu Antigo Testamento , o Islã acredita que somente a Torá original foi enviado pelo único Deus verdadeiro. Em ambas as religiões não têm o significado religioso legal que eles têm em judaísmo ortodoxo.
Entre primeiros centros do cristianismo um grego koiné versão da Bíblia hebraica foi usada pelos oradores gregos ( aramaico Targums foram usadas pelos falantes em aramaico, como a Igreja Ortodoxa Siríaca ). O nome da versão grega na América é a Septuaginta : L. septem significado sete, além de Ginta significado "dez vezes". Foi nomeadoSeptuaginta a partir do número tradicional dos seus tradutores. Esta versão grega das Escrituras Hebraicas data do século 3 º aC, originalmente associado com o judaísmo helenístico . Ela contém tanto uma tradução do hebraico e do material adicional e variante. Foi considerado como a forma padrão do Antigo Testamento na Igreja grega cristã primitiva e ainda é considerada canônica na Igreja Ortodoxa Oriental. [31] [32] Apesar de diferentes denominações cristãs têm um pouco diferentes versões do Velho Testamento em suas Bíblias, a Torá como os Cinco Livros de Moisés "(ou" a Lei de Moisés ") é comum entre todos eles.
O Alcorão refere-se fortemente a Moisés para delinear a verdade da sua existência e as orientações religiosas que Deus tinha revelado aos Filhos de Israel. Deus diz no Alcorão: "É Ele Quem enviou o Livro (o Alcorão) para você com a verdade, confirmando o que veio antes dela. E Ele enviou o Taurat (Torah) e do Injeel (Evangelho) . " [03:01]
Os muçulmanos chamam a Torá a Tawrat e considerá-la a palavra de Deus dada a Moisés. No entanto, os muçulmanos também acreditam que esta revelação original foi corrompido ( tahrif ) ao longo do tempo pelos escribas judeus [33] e, portanto, não reverenciam a "versão judaica" presente Torá tanto. 7:144-144 A Torá, no Alcorão é sempre mencionado com relação ao Islã. Os muçulmanos "crença na Torá, bem como a profecia de Moisés, é um dos princípios fundamentais do Islã.