BEM VINDO SHALAM

BEM VINDO SHALAM

CELEBRANDO SHABAT

"Manda estas coisas e ensina-as." 

"Esta palavra é fiel e digna de toda a aceitação; Medita estas coisas; ocupa-te nelas, para que o teu aproveitamento seja manifesto a todos.Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem." 1 Timóteo 4:9-16

SHABAT

"Celebrar o Shabbat" é a noite única de ministério que captura a plenitude desta celebração e mostra-lhe como observar este tempo divinamente designado.

Vamos levá-lo passo a passo através dos muitos costumes e tradições, e ensinar-lhe a revelação das bênçãos da família e levá-lo nas orações poderosas para liberar as bênçãos milagrosas ligadas a esta noite muito especial.

Um dos ensinamentos mais emocionantes das raízes hebraicas é a revelação do sábado, ou, como é chamado em hebraico, Shabbat. Este dia especial, é o tempo determinado no calendário de H'Shem, e assim como todos os outros feriados bíblicos descritos em Levítico 23, incluindo a Páscoa, Shavuot e Sucot.

Shabbat começa um pouco antes do pôr do sol todas as noites de sexta-feira e é ordenado por H'Shem para ser uma oportunidade de milagre para você e sua família para experimentar uma onda de paz, prosperidade, cura, alegria, e muitas outras bênçãos maravilhosas.

É diferente de tudo que você já experimentou e vai imediatamente levar você e sua família unida na presença do H'Shem. 

É por isso que Hebreus 4 "ensina-nos a sermos diligentes para entrar no descanso sabático". É um momento sobrenatural para você!

Como se preparar para o Shabat (leia aqui)

O MITZVAH DE TZEDEKAH

O sábado começa com uma oferta para os pobres. Isto é conhecido como a mitsvá de tsedacá (o mandamento de fazer o bem). 

Cada membro da família coloca uma quantidade de dinheiro na Caixa Tzedakah a ser dado por uma causa de caridade.

Esta é uma oportunidade valiosa para toda a reunião para apresentar e desenvolver o espírito de dar, especialmente nas crianças. 

É justo que um pouco antes de acender as velas e entrar na bênção do H'Shem que nós mostramos a nossa vontade de ser uma luz para o mundo por ser uma bênção para outros.

Esta oferta pode ser sempre acompanhada por uma oração especial.

ACENDER AS VELAS

A iluminação das velas marca o início do sábado. É tradicional para as senhoras acender as velas, pois de acordo com os antigos ensinamentos são as senhoras que são peça central de H'Shem para trazer luz, paz, alegria e harmonia em sua casa e, em seguida, para o mundo. Quando as senhoras terminar a oração e abrir os olhos, o Shabbat começa.

Este momento é muito mais poderoso do que um ritual e representa um momento importante de transição do natural à presença sobrenatural de H'Shem. 

Normalmente existem duas velas que simbolizam a Paz e Descanso - Shabbat Shalom. As duas velas também representam os dois mandamentos do Shabbat, para lembrar o Dia do Senhor e também para mantê-lo.

O número de velas que são acesas pode variar, com duas velas sendo o mínimo. 

Você também pode querer acender uma vela para cada um dos filhos e, especialmente, qualquer filhas solteiras na família para o seu futuro cônjuge.

Lembre-se, nada do que fazemos durante o Shabbat é para ser legalista e nunca devemos ter uma abordagem de tudo ou nada. Shabbat é um dia especial e deve ser uma celebração!

Bênção para acender as velas: 

"Bendito és Tu, Senhor, nosso El'Ohim, Rei do Universo, que nos diferenciam por Seus mandamentos e nos ordenou acender as luzes do sábado."

BÊNÇÃO SOBRE A ESPOSA E MÃE

Shabbat é feito para trazer a família mais perto do Criador e mais próximos uns dos outros. Então, como a noite continua o marido lê Provérbios 31 para homenagear sua esposa e todas as senhoras da casa. 

À medida que a Escritura está sendo lido e 'confessou' sobre as mulheres da família que transmite uma poderosa verdade espiritual a todos, que a mulher e as mulheres da casa são para ser admirado, respeitado e valorizado

As crianças também vão perceber e sentir a harmonia, unidade e proximidade do Criador pretende para além de ser o relacionamento conjugal. 

Ao terminar de ler a Escritura o marido pode fazer uma oração especial sobre sua esposa e todas as senhoras presentes

BÊNÇÃO SOBRE O PAI E MARIDO

Uma bênção especial e oração para o marido não é parte do serviço tradicional no entanto, a mulher é certamente bem vinda e encorajada para selecionar e ler as escrituras e orar uma bênção especial sobre o marido e todos os homens reunidos. 

Valores, ensinamentos e mandamentos do Criador devem ser passado principalmente para baixo a cada geração por ambos - pai e mãe.

É muito mais fácil para cumprir nossa missão de família quando o pai é visto e aceito com honra em seu papel como o "sumo sacerdote" da família. 

H'shem quer que o homem para iniciar a bênção de amor, paz, alegria, sabedoria, favor, força e cura em casa.

Tomando alguns minutos para reconhecer o papel do Pai, e pagar-lhe a honra e o respeito irá adicionar uma dimensão poderosa para a noite.

Lembre-se, o Shabbat nunca é para ser legalista. 

Podemos sentir-se livre para adicionar toques especiais durante todo a celebração que o tornam único e memorável para a família. 

ABENÇOANDO OS FILHOS

H'Shem tem um destino maravilhoso e atribuição divina para cada criança. A bênção sabático e semanal sobre os filhos é uma determinação divina para liberar o fluxo de energia e o propósito do Criador em suas vidas.

É também uma ocasião especial para que as crianças realmente perceba e senta o quanto eles são amados.

Tradicionalmente, o pai coloca suas mãos sobre os filhos como eles são abençoados no entanto, a mãe também pode participar. Esta bênção pode ser sempre acompanhada por uma oração especial.

A primeira bênção é sobre os filhos: "Que o Eterno te faça como a Efraim e Manassés!"

Agora, por que Efraim e Manassés? Efraim e Manassés eram filhos de José e eles foram os primeiros irmãos da Bíblia que se deram bem.

Até então você tinha, Caim e Abel, Esaú e Jacó, José e todos os seus irmãos.

Mas Efraim e Manassés foram diferentes em que eles não lutou um com o outro. 

Uma vez que você falar esta bênção é costume de orar por todos os filhos na família, tanto para os presentes e os que estão fora.

Em seguida, as filhas são abençoados: "Eterno te faça como Sara, Rebeca, Raquel e Lia!"

Estas foram todas as grandes mulheres da Bíblia, as matriarcas de nossa emunah, que levantaram suas famílias nos caminhos H'Shem e influenciaram o mundo com os ensinamentos do Eterno.

Quando falamos esta bênção estamos lançando suas características e qualidades divinas sobre nossas filhas. 

Novamente, uma vez que você falar esta bênção é habitual para orar sobre todas as filhas na família, tanto para os presentes e os que estão em outro lugar.

Depois há uma tradição que diz para ir e sussurrar algo em seu ouvido. Diga a eles que você é orgulhoso deles.

Lembre-lhes o quanto você os ama. Diga alguma coisa positiva sobre eles. Ou se eles não estão lá, chamá-los, ou escrever-lhes uma pequena nota.

A LAVAGEM DAS MÃOS

Um dos ensinamentos mais profundos do Shabbat é a com a lavagem das mãos.

A água representa a sabedoria espiritual de H'Shem e do Poder Divino. Também é simbólica do batismo que lava fora as limitações e maldições deste mundo, para que possamos viver no poder sobrenatural do Eterno.

Isto ocorre pouco antes de partir o Pão da Prosperidade porque estamos fazendo a afirmação de que não queremos ganhar a vida em nossa própria sabedoria ou a sabedoria deste mundo.

Nós olhamos para Criador, que nos dá sabedoria liberalmente para que cada coisa que colocamos nossas mãos também vai prosperar.

Você lava a mão direita primeiro, derramando água sobre ela duas vezes, em seguida, despeje a água duas vezes ao longo do lado esquerdo.

A primeira lavagem é para quebrar as maldições deste mundo e lavar as limitações. A segunda lavagem é liberar a sabedoria do Criador, a unção e poder.

KIDUSH

Shabat é um momento de grande alegria e ação de graças e o vinho é um símbolo da alegria

À medida que levantar nossa taça diante do Senhor que se lembram dos seus muitas bênçãos e transmitir uma atitude de gratidão por tudo o que Ele tem feito em nossas vidas.

Nós reconectar-se à revelação de que não importa o que pode ter enfrentado durante a semana, no sábado, nós entramos na presença, bênção e alegria do Senhor, que é a nossa força.

Como crentes da Aliança Abraâmica, temos uma revelação adicional sobre a obra redentora de Nosso Mashiah.

Yeshua comparou o vinho da Pessach para o Seu sangue e, em seguida, Ele derramou Seu sangue em 7 lugares para que pudéssemos ser resgatados, restaurado e abençoado em todas as áreas da vida.

Shabbat, então, é um tipo de comunhão que nos oferece mais uma oportunidade para restabelecer estas verdades poderosas em nossa vida, para a nossa família, com a nossa saúde, nossas finanças e muito mais.

Bênção sobre o vinho: "Bendito és tu HaShem, nosso D-s, Rei do Universo, Criador do fruto da videira!"

O PÃO CHALLAH - UMA PORÇÃO DOBRADA

O Pão Challah é um pão especialmente trançado e simbólico da porção dobrada da provisão do Criador. 

Durante a experiência no deserto H'Shem fez com que uma porção dupla de maná a cair, de modo que os filhos de Israel não teria que trabalhar no sábado. 

Este milagre é comemorado cada sexta-feira pela bênção de dois pães Challah na refeição do Shabbat.

É tradicional para manter o pão coberto tanto no topo e no fundo até este momento da refeição, pois representa um outro aspecto da prestação de um milagre de H'Shem. 

O orvalho no topo era preservar a bênção e o orvalho no fundo era para dar sabor à disposição. 

É tudo simbólico do que H'Shem quer fazer com a nossa bênção de hoje.

H'Shem está nos dizendo: 

"Eu sou Jeová Jireh seu provedor", e quando você guardar o sábado, eu abundantemente irá fornecer tudo o que você está com fome para Eu sempre preservar e protegê-lo. Minha benção vai acrescentar grande sabor e qualidade para sua vida. 

O que é um lembrete para nós e nossa família que a bênção de H'shem é sobrenatural, que não é por força, nem por violência, mas pelo Ruach Kadoshi.

O pão, claro, é um importante símbolo da nova aliança, a fé no Mashiah e da comunhão. 

Assim como elevamos os dois pães para o céu e falar a bênção seguimos com uma oração que libera os muitos benefícios da Nova Aliança.

Após a bênção que você toma o pão e mergulhá-lo no sal. No sal Temple foi oferecido juntamente com todos os sacrifícios (Levítico 2:13). 

Sal nunca estraga ou decai, por isso, é um símbolo de nossa aliança eterna com H'Shem. 

É por isso que o versículo se refere a ele como "o sal da aliança do seu El'Ohim"

O sal também acrescenta sabor a tudo e nossa aliança com H'Shem é suposto adicionar significado e sabor a cada momento de nossas vidas.

Chalá Pão Bênção: "Bendito és tu Adonai, nosso D-s, Rei do Universo, que traz o pão da terra!"

Agora desfruta do jantar juntamente com a sua familia e seus convidados, de forma que se alegrem com a provisão, o descanso e paz que vem da fonte de vida, Luz e plenitude. Lembre se tambem daqueles espalhados pelas nações com gratidão e misericordia. Sempre disposto a ser luz entre as Nações.

L'Chaym Tov

"E o que de mim, entre muitas testemunhas, ouviste, confia-o a homens fiéis, que sejam idôneos para também ensinarem os outros." 2 Timóteo 2:2


Mazal Tov

Shabbat Shalom

Rev Khaleb Bueno