"Manda estas coisas e ensina-as."
"Esta palavra é fiel e digna de toda a aceitação; Medita estas coisas; ocupa-te nelas, para que o teu aproveitamento seja manifesto a todos.Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem." 1 Timóteo 4:9-16
SHABAT
"Celebrar o Shabbat" é a noite única de ministério que captura a plenitude desta celebração e mostra-lhe como observar este tempo divinamente designado.
Vamos levá-lo passo a passo através dos muitos costumes e tradições, e ensinar-lhe a revelação das bênçãos da família e levá-lo nas orações poderosas para liberar as bênçãos milagrosas ligadas a esta noite muito especial.
Um dos ensinamentos mais emocionantes das raízes hebraicas é a revelação do sábado, ou, como é chamado em hebraico, Shabbat. Este dia especial, é o tempo determinado no calendário de H'Shem, e assim como todos os outros feriados bíblicos descritos em Levítico 23, incluindo a Páscoa, Shavuot e Sucot.
Shabbat começa um pouco antes do pôr do sol todas as noites de sexta-feira e é ordenado por H'Shem para ser uma oportunidade de milagre para você e sua família para experimentar uma onda de paz, prosperidade, cura, alegria, e muitas outras bênçãos maravilhosas.
É diferente de tudo que você já experimentou e vai imediatamente levar você e sua família unida na presença do H'Shem.
É por isso que Hebreus 4 "ensina-nos a sermos diligentes para entrar no descanso sabático". É um momento sobrenatural para você!
Como se preparar para o Shabat (leia aqui)
O MITZVAH DE TZEDEKAH
O sábado começa com uma oferta para os pobres. Isto é conhecido como a mitsvá de tsedacá (o mandamento de fazer o bem).
Cada membro da família coloca uma quantidade de dinheiro na Caixa Tzedakah a ser dado por uma causa de caridade.
Esta é uma oportunidade valiosa para toda a reunião para apresentar e desenvolver o espírito de dar, especialmente nas crianças.
É justo que um pouco antes de acender as velas e entrar na bênção do H'Shem que nós mostramos a nossa vontade de ser uma luz para o mundo por ser uma bênção para outros.
Esta oferta pode ser sempre acompanhada por uma oração especial.
ACENDER AS VELAS
A iluminação das velas marca o início do sábado. É tradicional para as senhoras acender as velas, pois de acordo com os antigos ensinamentos são as senhoras que são peça central de H'Shem para trazer luz, paz, alegria e harmonia em sua casa e, em seguida, para o mundo. Quando as senhoras terminar a oração e abrir os olhos, o Shabbat começa.
Este momento é muito mais poderoso do que um ritual e representa um momento importante de transição do natural à presença sobrenatural de H'Shem.
Normalmente existem duas velas que simbolizam a Paz e Descanso - Shabbat Shalom. As duas velas também representam os dois mandamentos do Shabbat, para lembrar o Dia do Senhor e também para mantê-lo.
O número de velas que são acesas pode variar, com duas velas sendo o mínimo.
Você também pode querer acender uma vela para cada um dos filhos e, especialmente, qualquer filhas solteiras na família para o seu futuro cônjuge.
Lembre-se, nada do que fazemos durante o Shabbat é para ser legalista e nunca devemos ter uma abordagem de tudo ou nada. Shabbat é um dia especial e deve ser uma celebração!
Bênção para acender as velas:
"Bendito és Tu, Senhor, nosso El'Ohim, Rei do Universo, que nos diferenciam por Seus mandamentos e nos ordenou acender as luzes do sábado."
BÊNÇÃO SOBRE A ESPOSA E MÃE
Shabbat é feito para trazer a família mais perto do Criador e mais próximos uns dos outros. Então, como a noite continua o marido lê Provérbios 31 para homenagear sua esposa e todas as senhoras da casa.
À medida que a Escritura está sendo lido e 'confessou' sobre as mulheres da família que transmite uma poderosa verdade espiritual a todos, que a mulher e as mulheres da casa são para ser admirado, respeitado e valorizado.
As crianças também vão perceber e sentir a harmonia, unidade e proximidade do Criador pretende para além de ser o relacionamento conjugal.
Ao terminar de ler a Escritura o marido pode fazer uma oração especial sobre sua esposa e todas as senhoras presentes.
BÊNÇÃO SOBRE O PAI E MARIDO
Uma bênção especial e oração para o marido não é parte do serviço tradicional no entanto, a mulher é certamente bem vinda e encorajada para selecionar e ler as escrituras e orar uma bênção especial sobre o marido e todos os homens reunidos.
Valores, ensinamentos e mandamentos do Criador devem ser passado principalmente para baixo a cada geração por ambos - pai e mãe.
É muito mais fácil para cumprir nossa missão de família quando o pai é visto e aceito com honra em seu papel como o "sumo sacerdote" da família.
H'shem quer que o homem para iniciar a bênção de amor, paz, alegria, sabedoria, favor, força e cura em casa.
Tomando alguns minutos para reconhecer o papel do Pai, e pagar-lhe a honra e o respeito irá adicionar uma dimensão poderosa para a noite.
Lembre-se, o Shabbat nunca é para ser legalista.
Podemos sentir-se livre para adicionar toques especiais durante todo a celebração que o tornam único e memorável para a família.
ABENÇOANDO OS FILHOS
H'Shem tem um destino maravilhoso e atribuição divina para cada criança. A bênção sabático e semanal sobre os filhos é uma determinação divina para liberar o fluxo de energia e o propósito do Criador em suas vidas.
É também uma ocasião especial para que as crianças realmente perceba e senta o quanto eles são amados.
Tradicionalmente, o pai coloca suas mãos sobre os filhos como eles são abençoados no entanto, a mãe também pode participar. Esta bênção pode ser sempre acompanhada por uma oração especial.
A primeira bênção é sobre os filhos: "Que o Eterno te faça como a Efraim e Manassés!"
Agora, por que Efraim e Manassés? Efraim e Manassés eram filhos de José e eles foram os primeiros irmãos da Bíblia que se deram bem.
Até então você tinha, Caim e Abel, Esaú e Jacó, José e todos os seus irmãos.
Mas Efraim e Manassés foram diferentes em que eles não lutou um com o outro.
Uma vez que você falar esta bênção é costume de orar por todos os filhos na família, tanto para os presentes e os que estão fora.
Em seguida, as filhas são abençoados: "Eterno te faça como Sara, Rebeca, Raquel e Lia!"
Estas foram todas as grandes mulheres da Bíblia, as matriarcas de nossa emunah, que levantaram suas famílias nos caminhos H'Shem e influenciaram o mundo com os ensinamentos do Eterno.
Quando falamos esta bênção estamos lançando suas características e qualidades divinas sobre nossas filhas.
Novamente, uma vez que você falar esta bênção é habitual para orar sobre todas as filhas na família, tanto para os presentes e os que estão em outro lugar.
Depois há uma tradição que diz para ir e sussurrar algo em seu ouvido. Diga a eles que você é orgulhoso deles.
Lembre-lhes o quanto você os ama. Diga alguma coisa positiva sobre eles. Ou se eles não estão lá, chamá-los, ou escrever-lhes uma pequena nota.
A LAVAGEM DAS MÃOS
Um dos ensinamentos mais profundos do Shabbat é a com a lavagem das mãos.
A água representa a sabedoria espiritual de H'Shem e do Poder Divino. Também é simbólica do batismo que lava fora as limitações e maldições deste mundo, para que possamos viver no poder sobrenatural do Eterno.
Isto ocorre pouco antes de partir o Pão da Prosperidade porque estamos fazendo a afirmação de que não queremos ganhar a vida em nossa própria sabedoria ou a sabedoria deste mundo.
Nós olhamos para Criador, que nos dá sabedoria liberalmente para que cada coisa que colocamos nossas mãos também vai prosperar.
Você lava a mão direita primeiro, derramando água sobre ela duas vezes, em seguida, despeje a água duas vezes ao longo do lado esquerdo.
A primeira lavagem é para quebrar as maldições deste mundo e lavar as limitações. A segunda lavagem é liberar a sabedoria do Criador, a unção e poder.
KIDUSH
Shabat é um momento de grande alegria e ação de graças e o vinho é um símbolo da alegria.
À medida que levantar nossa taça diante do Senhor que se lembram dos seus muitas bênçãos e transmitir uma atitude de gratidão por tudo o que Ele tem feito em nossas vidas.
Nós reconectar-se à revelação de que não importa o que pode ter enfrentado durante a semana, no sábado, nós entramos na presença, bênção e alegria do Senhor, que é a nossa força.
Como crentes da Aliança Abraâmica, temos uma revelação adicional sobre a obra redentora de Nosso Mashiah.
Yeshua comparou o vinho da Pessach para o Seu sangue e, em seguida, Ele derramou Seu sangue em 7 lugares para que pudéssemos ser resgatados, restaurado e abençoado em todas as áreas da vida.
Shabbat, então, é um tipo de comunhão que nos oferece mais uma oportunidade para restabelecer estas verdades poderosas em nossa vida, para a nossa família, com a nossa saúde, nossas finanças e muito mais.
Bênção sobre o vinho: "Bendito és tu HaShem, nosso D-s, Rei do Universo, Criador do fruto da videira!"
O PÃO CHALLAH - UMA PORÇÃO DOBRADA
O Pão Challah é um pão especialmente trançado e simbólico da porção dobrada da provisão do Criador.
Durante a experiência no deserto H'Shem fez com que uma porção dupla de maná a cair, de modo que os filhos de Israel não teria que trabalhar no sábado.
Este milagre é comemorado cada sexta-feira pela bênção de dois pães Challah na refeição do Shabbat.
É tradicional para manter o pão coberto tanto no topo e no fundo até este momento da refeição, pois representa um outro aspecto da prestação de um milagre de H'Shem.
O orvalho no topo era preservar a bênção e o orvalho no fundo era para dar sabor à disposição.
É tudo simbólico do que H'Shem quer fazer com a nossa bênção de hoje.
H'Shem está nos dizendo:
"Eu sou Jeová Jireh seu provedor", e quando você guardar o sábado, eu abundantemente irá fornecer tudo o que você está com fome para Eu sempre preservar e protegê-lo. Minha benção vai acrescentar grande sabor e qualidade para sua vida.
O que é um lembrete para nós e nossa família que a bênção de H'shem é sobrenatural, que não é por força, nem por violência, mas pelo Ruach Kadoshi.
O pão, claro, é um importante símbolo da nova aliança, a fé no Mashiah e da comunhão.
Assim como elevamos os dois pães para o céu e falar a bênção seguimos com uma oração que libera os muitos benefícios da Nova Aliança.
Após a bênção que você toma o pão e mergulhá-lo no sal. No sal Temple foi oferecido juntamente com todos os sacrifícios (Levítico 2:13).
Sal nunca estraga ou decai, por isso, é um símbolo de nossa aliança eterna com H'Shem.
É por isso que o versículo se refere a ele como "o sal da aliança do seu El'Ohim".
O sal também acrescenta sabor a tudo e nossa aliança com H'Shem é suposto adicionar significado e sabor a cada momento de nossas vidas.
Chalá Pão Bênção: "Bendito és tu Adonai, nosso D-s, Rei do Universo, que traz o pão da terra!"
Agora desfruta do jantar juntamente com a sua familia e seus convidados, de forma que se alegrem com a provisão, o descanso e paz que vem da fonte de vida, Luz e plenitude. Lembre se tambem daqueles espalhados pelas nações com gratidão e misericordia. Sempre disposto a ser luz entre as Nações.
L'Chaym Tov
"E o que de mim, entre muitas testemunhas, ouviste, confia-o a homens fiéis, que sejam idôneos para também ensinarem os outros." 2 Timóteo 2:2
FONTE: Benção da Torah
Mazal Tov
Shabbat Shalom
Rev Khaleb Bueno