Shabat ( hebraico : שַׁבָּת, pronúncia Ashkenazi : Shabat, iídiche : שאבּעס, em Inglês : o sábado, "descanso" ou "cessação") é o sétimo dia do judeu semana e no dia judaico de descanso. No Shabat, os judeus recordam a criação bíblica conta noGênesis em que Deus cria os céus ea terra em seis dias e descansa no sétimo.
O Shabat é um dia festivo em que os judeus são libertados dos trabalhos regulares da vida cotidiana. Ele oferece uma oportunidade de contemplar os aspectos espirituais da vida e gastar o tempo com a família. Observância do Shabat implica abster-se de uma série de atividades proibidas no Shabat , como acender o fogo e cozinhar.
Shabat é observado a partir de alguns minutos antes do por do sol na sexta-feira à noite até o aparecimento de três estrelas no céu na noite de sábado. [1] Shabat é introduzido por velas de iluminação e recitar uma bênção. Tradicionalmente, trêsrefeições festivas são comidos: na sexta-feira noite, sábado de manhã, e tarde de sábado. Sexta-feira à noite o jantar começa com kidush e uma bênção recitado em cima de dois pães de chalá .
A palavra deriva do Shabat shavat verbo hebraico. Embora freqüentemente traduzido como "resto" (substantivo ou verbo), uma outra tradução exata dessas palavras é "cessar [de trabalho]", como descansando não é necessariamente indicado. O shevita palavra relacionada hebraico moderno, ( greve trabalhista ), tem a mesma implicação da ativa, em vez de abstinência passiva do trabalho. A noção de cessação activa do trabalho também é considerado como mais consistente com um onipotente Deus a atividade no sétimo dia da Criação segundo o Gênesis .
Shabat é um estatuto especial como um dia santo no início da Torá em Gênesis 2:1-3 . Ele é o primeiro ordenado após o Êxodo do Egito, em Êxodo 16:26 (relativo à cessação do maná ) e em Êxodo 20:8-11 (como o quarto dos Dez Mandamentos ). Shabat é comandado e elogiou muitas vezes mais na Torá e Tanach; especiais sacrifíciosdevem ser oferecidas no dia. Shabat é também descrito pelos profetas Isaías , Jeremias , Ezequiel , Oséias , Amós , e Neemias .
A posição de longa data judaica é que ininterrupta do sétimo dia shabbat originado entre o povo judeu, como a primeira instituição e mais sagrado, [2] se este Mosaic tradição preserva uma origem na criação especial , [3] ou se indica algum obscuro depois naturalista origem. [4] do sétimo dia do Shabat não se originou com o Egito , a quem era desconhecido; [5] e as teorias de origem outros com base no dia de Saturno , ou sobre os planetas . geral, também foram abandonadas [6] A Enciclopédia Judaica Universalavançou uma teoria da assiriólogos como Friedrich Delitzsch [2] (e de Marcello Craveri ) e [7] que shabbat originalmente surgiu a partir do ciclo lunar no calendário babilônico [8] [9]contendo quatro semanas encerradas no sábado, mais um ou dois dias adicionais unreckoned por mês. [10] As dificuldades desta teoria incluem conciliar as diferenças entre uma semana ininterrupta e uma semana lunar, e explicando a ausência de textos de nomenclatura da semana lunar como shabbat em qualquer idioma. [6]
O Tanakh e Sidur (livro de orações judaico) descrever o Shabat como tendo três finalidades:
- Para comemorar os israelitas " redenção da escravidão no Egito antigo ;
- Para comemorar Deus criações do universo ; no sétimo dia Deus descansou de (ou deixou) seu trabalho;
- Como um "gosto" de Olam Haba (a Era Messiânica ).
Judaísmo acordos Shabat o status de um dia alegre santo. Em muitos aspectos, a lei judaica dá Shabat o status de ser o dia santo mais importante do calendário judaico:
- É o primeiro dia santo mencionado na Bíblia, e Deus foi o primeiro a observá-lo com a cessação da Criação (Gênesis 2:1-3).
- Liturgia judaica trata o Shabbat como "noiva" e "rainha" (ver Shekhinah ).
- O Sefer Torá é lido durante a leitura da Torá , que é parte dos serviços da manhã de Shabat, com uma leitura mais longa do que durante a semana. A Torá é lido ao longo de um ciclo anual de 54 parshiyot , um para cada Shabat (às vezes eles são dobrados). No Shabat, a leitura é dividido em sete seções, mais do que em qualquer outro dia santo, inclusive Yom Kippur . Em seguida, o Haftarah leitura dos profetas hebreus é lido.
- A tradição afirma que o Messias judeu virá se cada judeu observa corretamente duas Shabbatot consecutivo. [11]
- A punição em tempos antigos para profanar o Shabat ( apedrejamento ) é a punição mais severa na lei judaica. [12]
De acordo com a lei judaica, o Shabat começa alguns minutos antes do por do sol. Velas são acesas no momento. É costume de acender as velas 18 minutos antes Calendários sundown e judeus aderir a este costume. O Kabalat Shabat é um serviço de oração saudando a chegada do Shabat. Antes de jantar sexta-feira à noite, é habitual para cantar duas canções, uma "saudação" os anjos do Shabat na casa [13] e outro agradecendo a mulher da casa por todo o trabalho que ela fez durante a semana passada. Depois de bênçãos sobre o vinho ea chalá, uma refeição festiva é servida. Cantar é tradicional nas refeições do sábado.
O Shabat é um dia de celebração, bem como a oração . É costume comer três refeições festivas: Jantar no Shabat véspera (sexta-feira), almoço no Shabat dia (sábado), e uma terceira refeição, conhecido como Seudah Shlishit , no final da tarde (sábado).
Muitos judeus atender serviços na sinagoga no Shabat, mesmo que não fazê-lo durante a semana. Serviços são realizados no Shabat véspera (sexta-feira noite), na manhã do Shabat (sábado de manhã), e à tarde tarde Shabat (sábado à tarde).
Com exceção do Yom Kippur , que é referido na Torá como o "Shabat da Shabbats", dias de jejum público são adiados ou avançado, se coincidir com o Shabat. Mourners sentados shivá (semana de luto após a morte de um cônjuge ou parente de primeiro grau) exteriormente comportar-se normalmente para a duração do dia e são proibidos de exibir sinais públicos de luto.
De acordo com a literatura rabínica , Deus através do comandos Torá os judeus observar (abster-se de atividade proibida) e lembre-se (com palavras, pensamentos e ações), o Shabat, e essas duas ações são simbolizados pelas duas velas de Shabat que são iluminadas 18-40 minutos ("Tosefet Shabat") antes do início do Shabat por mulheres judias, geralmente a mãe / esposa, embora os homens que vivem sozinhos são obrigados a fazê-lo eles mesmos. É costume de acender duas velas, apesar de alguma luz mais famílias, às vezes, de acordo com o número de crianças. [14]
Embora a maioria das leis do Shabat são restritivas, o quarto dos Dez Mandamentos em Êxodo é tomada pelo Talmud aludir aos mandamentos positiva do Shabat. Estes incluem:
- Honrando o Shabat (Kavod Shabat): Preparação para o Shabat próximo de tomar banho, ter um corte de cabelo e limpeza e embelezamento da casa (com flores, por exemplo).No Shabat-se, vestindo roupas de festa e abstendo-se de conversa desagradável. É costume de evitar falar de dinheiro ou de negócios questões no Shabat. [15]
- Recitação do kidush sobre um copo de vinho no início das refeições primeiro e segundo Shabat, ou em uma recepção após a conclusão das orações da manhã (veja lista de orações judaicas e bênçãos )
- Comer três refeições festivas. As refeições começam com uma bênção sobre dois pedaços de pão (lechem mishneh), geralmente um trançado Chalá , que é um símbolo da porção dupla de maná que caiu para o povo judeu durante os seus 40 anos no deserto após oÊxodo do Egito . É costume de servir carne ou peixe, e às vezes ambos, para a noite do Shabat e as refeições da manhã. A terceira refeição, comer tarde Shabat tarde, é chamado Seudah Shlishit (literalmente, "terceira refeição"). Esta é geralmente uma refeição leve e pode ser parve ou laticínios .
- Desfrutando de Shabbat (Shabbat oneg): Engajar-se em atividades prazerosas, como comer, cantar, passar tempo com as relações familiares e conjugais.
- Recitação do Havdalá na conclusão do Shabat ao anoitecer (mais de um copo de vinho, e com o uso de especiarias aromáticas e uma vela).
Os Shabbats especiais são os Shabbats que antecedem importantes feriados judaicos : por exemplo, Shabat ha-Gadol é o Shabat anterior a Páscoa , o Shabat é o ShabatZachor anterior Purim , e Shabat Teshuvá é o Shabat anterior Yom Kippur.
A maioria dos cristãos não observam o Shabat um sábado, mas em vez observar um dia semanal de adoração no domingo , que é frequentemente chamado de "o dia do Senhor ".
Várias denominações cristãs, como a Igreja Adventista do Sétimo Dia , os Batistas do Sétimo Dia , e Igreja de Jesus Verdadeiro , observe sábado do sétimo dia . Esta observância é comemorado por do sol de sexta-feira a sábado, pôr do sol. Alguns Judaísmo Messiânico considera o seu sábado para ser mantido de acordo com a tradição judaica doutrinária, enquanto a maioria de judaísmo rabínico discorda.
O princípio do sábado semanal também existe em outras crenças: compare o calendário babilônico , o budista Uposatha , o islâmico Jumu'ah , o neopagã sabá , o calendário Bahá'í , a Igreja da Unificação Ahn Shi Il , ea paródia religião Pastafarian fim de semana .
Ver também
- Baqashot
- Feriados judaicos
- Serviços judaicos para sábado
- Moed
- Sábado quebra
- Sábado no cristianismo
- Sábado modo
- Shabat goy
- Shabat em Karaism
- Sábado em adventismo do sétimo dia