Cabala, também escrito Khabbalah (em hebraico : קַבָּלָה literalmente "receber" "revelação"), é um esotérico método, disciplina e escola de pensamento. Sua definição varia de acordo com a tradição e tem como objetivo daqueles que se lhe segue, [1] desde a sua origem religiosa como parte integrante do judaísmo , a cristã , New Age , ou ocultistas sincréticas adaptações. A Cabala é um conjunto de ensinamentos esotéricos para explicar a relação entre um imutável, eterna e misteriosa Ein Sof (Sem Fim) eo mortal e finito universo (sua criação). Enquanto que é muito usado por algumas denominações, não é uma denominação religiosa em si mesmo. Dentro do judaísmo, forma as bases da interpretação religiosa mística. Fora do judaísmo, suas escrituras são lidos fora dos cânones tradicionais da religião organizada. Cabala procura definir a natureza do universo e do ser humano, a natureza ea finalidade da existência, e vários outros ontológicas perguntas. Também apresenta métodos para ajudar a compreensão desses conceitos e, assim, atingir a realização espiritual.
Kabbalah originalmente desenvolvido inteiramente dentro da esfera de pensamento judaico e cabalistas costumam usar fontes judaicas clássicas para explicar e demonstrar os seus ensinamentos esotéricos. Estes ensinamentos são, portanto, realizada por seguidores no judaísmo para definir o significado interior, tanto da Bíblia hebraica e tradicional literatura rabínica , a sua ex-oculto transmitido dimensão, bem como para explicar o significado de judeus observâncias religiosas . [2]
Os praticantes tradicionais acreditam que as suas origens mais remotas religiões pré-data do mundo, formando o modelo primordial para a criação de filosofias e religiões e as ciências e artes e sistemas políticos . [3] Historicamente, a Cabala surgiu, depois de formas anteriores de misticismo judaico, em 12 º para 13 º século sul da França e Espanha , tornando-se reinterpretado no renascimento da mística judaica do século 16, Palestina otomana . Foi popularizado na forma de judaísmo hassídico a partir do século 18. Do século 20, o interesse em Kabbalah inspirou cross-denominacional renovação judaica e contribuiu para a maior não-judeu espiritualidade contemporânea , bem como envolver seu surgimento florescente e histórica re-ênfase através recém-criada investigação acadêmica .