Bereshit (Genesis) começa com a chamada "história primitiva" (Gn 1-11), a história das origens do mundo e da descida de Abraão. Isto é seguido pela história dos três patriarcas (Abraão , Isaac e Jacó ), José (Gênesis 12-50) e as matriarcas quatro ( Sarah , Rebeca , Lia e Raquel ). Deus dá aos pais uma promessa da terra de Canaã , mas no final de Gênesis os filhos de Jacob acaba deixando Canaã para o Egito devido a uma fome regional. Eles tinham ouvido que havia um armazenamento de grãos e centro de distribuição no Egito.
Shemot (Êxodo), começa a história da revelação de Deus ao seu povo Israel através de Moisés , que os leva para fora do Egito (Êxodo 1-18) para o Monte Sinai . Há as pessoas aceitam uma aliança com Deus, concordando com o seu povo em troca de concordar em cumprir a sua lei. Moisés recebe a Torá de Deus, e medeia as Suas leis e Aliança (Êxodo 19-24) para o povo de Israel. Êxodo também lida com a primeira violação do pacto quando o Bezerro de Ouro foi construído (Êxodo 32-34). Êxodo conclui com as instruções para construir o Tabernáculo (Êxodo 25-31; 35-40).
Vayicrá (Levítico) começa com as instruções para os israelitas sobre como usar o Tabernáculo , que tinham acabado de construir (Levítico 1-10). Isto é seguido por regras de puro eo impuro (Levítico 11-15), que inclui as leis de abate e dos animais permitidos para comer (Veja também: Kashrut ), o Dia da Expiação (Levítico 16), e várias leis morais e ritual, às vezes chamado de Código de Santidade (Lv 17-26).
Bamidbar (Números) conta como Israel se consolidou como uma comunidade no Sinai (Números 1-9), definidos a partir de Sinai para avançar para Canaã e espiaram a terra (Números 10-13). Por causa da incredulidade em vários pontos, mas especialmente em Cades-Barnéia (Números 14), os israelitas foram condenados a vagar por quarenta anos no deserto nos arredores de Kadesh, em vez de imediatamente entrar na terra da promessa. Mesmo Moisés pecados e é dito que ele não viveria para entrar na terra (Números 20). No final dos Números (Nm 26-35) move-se Israel de Cades às planícies de Moab, em frente de Jericó , pronto para entrar na Terra Prometida.
Devarim (Deuteronômio) é uma série de discursos de Moisés nas planícies de Moabe defronte de Jericó. Moisés proclama a Lei (Deuteronômio 12-26), dá instruções sobre a renovação do pacto de Siquém (Deuteronômio 27-28) e dá novas leis de Israel (o " Código Deuteronomic ) ". [22] No final do livro (Deuteronômio 34) Moisés está autorizado a ver a terra prometida de uma montanha, mas não se sabe o que aconteceu com Moisés sobre a montanha. Ele nunca mais foi visto. Sabendo que ele está chegando ao fim de sua vida, Moisés nomeia Josué seu sucessor, legando-lhe o manto da liderança. Logo depois, Israel começa a conquista de Canaã.