BEM VINDO SHALAM

BEM VINDO SHALAM

TOQUE DO SHOFAR




Acredita-se que o shofar chama para se despertar da letargia mental pelas coisas terrenas e clama para que se possa despertar e se envolver com as necessidades da alma, inspirando temor e lembrando o dia do julgamento final. 

O som do shofar é como o chamado de uma trombeta, despertando do sono. Se está tão atarefado com os interesses do dia a dia, que se tende a ficar indiferente ao verdadeiro objetivo na vida, como se se estivesse imerso em sono profundo. 

Rosh Hashaná desperta para que se planeje o cumprimento dos mitzvot e o estudo do Torá para o ano que se inicia.

Segundo Maimônides, a mensagem do shofar é: "Acordai de vosso sono e ponderai sobre os vossos feitos; lembrai-vos do Criador e voltai a Ele em penitência. 

Não sejais daqueles que perdem a realidade de vista ao perseguirem sombras ou esbanjam anos buscando coisas vãs que não lhes trazem proveito. 

Olhai bem vossas almas e considerai vossos atos; abandonai os caminhos errados e os maus pensamentos e voltai a Deus, para que Ele tenha misericórdia para convosco!"

Saadia Gaon ensina dez diferentes maneiras do shofar inspirar a viver uma vida melhor o ano inteiro:

Quando um novo rei começa a governar, é expedida uma proclamação, acompanhada por toques de trombeta. 

A cada ano naquele dia, seu governo é novamente proclamado, também com o som da trombeta. 

A criação do mundo foi completada em Rosh Hashaná, e o reinado de Deus começou no mundo. 

A cada ano neste dia, proclama-se novamente Seu governo com o toque do shofar.

Quando um rei emite um decreto, o chifre soa e um sinal de aviso é anunciado. Os Dez Dias de Teshuvá (Penitência) começam com Rosh Hashaná. "Aperfeiçoe-se!" – adverte, e quando este decreto é emitido, o shofar ecoa.

Quando se recebe a Torá nas encostas do Monte Sinai, o som do shofar enche os ares. Este dia de Rosh Hashaná é dedicado à vida de Torá novamente, e o som do shofar enche o ar.

As palavras dos antigos profetas soam como um toque do shofar. Lembra-se de suas palavras corretivas, quando se ouve o toque do shofar.

Os inimigos tocaram suas trombetas quando destruíram o Sagrado Templo – o Beit Hamidash. 

Quando se toca o shofar em Rosh Hashaná, reza-se para que o novo ano traga a reconstrução do Bet Hamicdash, para que os pecados sejam perdoados.

Yitzchak (Isaac), de boa vontade, se ofereceu em sacrifício, como Deus ordenou, mas no último instante foi substituído por um carneiro. 

Em Rosh Hashaná toca-se um chifre de carneiro para que se lembre de Deus e da devoção aos antepassados.

"Poderá o shofar soar na cidade e o povo não tremer de medo?" O shofar faz estremecer no temor do julgamento de Deus.

"Próximo está o dia do (julgamento) de Deus: perto, muito rápido, o dia do shofar." 

O shofar de Rosh Hashaná recorda o dia do Julgamento Final.

"E será naquele dia, soará o Grande Shofar, e os desgarrados virão da Terra de Ashur, e os rejeitados da terra do Egito.". 

O toque do shofar faz lembrar do grande chifre de Mashiach – espera-se e reza-se para que soe este ano, para reunir todos os judeus dispersos pelo mundo afora.

"Os habitantes do pó… quando o shofar será ouvido.". O shofar lembra do dia da Ressurreição dos Mortos, quando estes se levantarão de seu sono.

Rosh Hashaná chama-se também Yom Teruá (Dia do Toque). 

Neste dia, é obrigação de cada judeu ouvir o shofar. 

Por ser finalidade do shofar inspirar-nos humildade e sentimentos de arrependimento, pode-se compreender o porquê do shofar não ser ricamente decorado. 

Os ornamentos não o tornam inadequado, desde que fiquem apenas do lado externo sem que suas paredes sejam perfuradas. 

Isto serve como lição da importância da simplicidade e humildade. 

Como o shofar que se torna inadequado se qualquer ornamento de ouro ou prata atravessar o osso do qual é feito, assim também tornam-se seres humanos insignificantes ao se permitir que o ouro e prata sejam tão importantes na vida a ponto de "perfurar o osso" e se apossar da mente e da alma.

Shaná Tová 

L'chayim 5781 Tov

Rev Khaleb Bueno