BEM VINDO SHALAM

BEM VINDO SHALAM

ELUL - TEMPO DE REFLEXÃO E ARREPENDIMENTO

Me procure, ó YHWH, e conheça meu coração. Examine-me e conheça meus pensamentos ansiosos, e veja se há algum jeito ofensivo dentro de mim e me guia no caminho eterno. - Salmo 139: 23-24 TLV

O mês hebreu de Elul cai em agosto / setembro. Encontra-se entre os meses em que Israel cometeu dois grandes pecados (adorando o bezerro de ouro e o relatório maligno dos 10 espiões) e os altos dias sagrados, durante os quais o povo Hebreu crê em YHWH e faz seu julgamento sobre eles para o ano seguinte. 

Assim, Elul tornou-se um mês de contabilidade e arrependimento em preparação para Rosh H'Shanah e Yom Kippur.

Nesta era pós-Templo, quando os sacrifícios já não são possíveis, os judeus consideram as palavras do rei Davi do Salmo 51:

"Pois você não se deleitaria com o sacrifício, ou eu o daria, nem me agradaria as ofertas queimadas." 

Os sacrifícios de IHWH  são um espírito quebrado. Um coração quebrado e contrito, ó IHWH, não desprezará.

Salmo 51: 18-19 TLV

Eles refletem sobre suas vidas no ano passado e se concentram em reparar e buscar a piedade de YHWH para o próximo Ano.

Elul contém 29 dias. Há 40 dias desde o primeiro de Elul até Yom Kippur. Isso é uma reminiscência do tempo de Moisés no Monte Sinai quando ele intercedeu pelo povo hebreu que havia caído tão rapidamente na idolatria. 

Porque YHWH foi misericordioso e perdoou Seu povo, Elul é conhecido como o mês da misericórdia divina e do perdão.

As tradições para a observância de Elul incluem um aumento nos presentes de caridade, chamado tzedaká (tzeh-DAH-kah) em hebraico, e recitando o Salmo 27 duas vezes ao dia ao longo da temporada. 

Um rabino do século XVIII adicionou o ritual de leitura através do livro dos Salmos com três salmos lidos todos os dias entre o primeiro de Elul e Yom Kippur. Os 36 salmos finais são recitados em Yom Kippur para completar o livro.

O shofar é soprado todas as manhãs exceto Shabat durante Elul. Este apelo à adoração serve como um lembrete para examinar a vida de alguém e ir diante de YHWH em contrição. 

Selichot (s'lee-KHOHT) são orações especiais de arrependimento faladas durante Elul

Algumas seitas judaicas começam a adicionar selichot no primeiro dia do mês, enquanto outras as iniciam mais perto de Rosh H'shanah.

Alcançando a posição certa com YHWH

Para o Povo Hebreu, o foco do mês é alcançar uma posição correta com YHWH para que ele atribua um julgamento favorável. 

De acordo com a tradição judaica, YHWH faz este julgamento para o próximo ano em Rosh H'shaná, a "cabeça do ano", e selou-o em Yom Kippur, o Dia da Expiação

A saudação tradicional durante Elul e estes dias sagrados é: "Você pode ser inscrito e selado por um bom ano".

Você é um especialista em Israel?

NTZR compartilha informações bíblicas sobre por que YHWH quer que você tenha um coração para Israel e o povo Hebreus. 

Faça este questionário para descobrir o quanto você conhece sobre o Estado de Israel, a Terra Prometida e o Povo Escolhido de H'Shem.

NTZRM HEBREU e sacrifício expiatório de Yeshua

O judaísmo messiânico reconhece que Yeshua Netzarim fez expiação eterna quando Ele estabeleceu Sua vida como o Cordeiro de YHWH

Para aqueles que colocaram a Emunah nEle, nossa posição como Bnei adotivos de YHWH  é garantida para sempre. 

Efésios 2: 8-9 nos diz que não somos salvos por nossas ações, mas pela graça e emunah de YHWH no sacrifício de Yeshua. O Ruach H'Kadoshi foi dado aos Talmadim crentes como um selo e promessa da aceitação de YHWH e Brit H'dashah nosso novo relacionamento com Ele.

Porque Yeshua Netzari se dirigiu ao nosso pecado de uma vez por todas, não precisamos nos perguntar, ano após ano, se YHWH tem piedade de nós em Yom Kippur

Nós não precisamos nos esforçar para obter direito para um julgamento anual ou acelerar nossa doação à instituição de caridade para terminar o ano em boas condições.

Que presente! Que bênção de saber que nos foi concedido ficar de pé com YHWH para sempre porque Yeshua Netzari morreu por nós na participação do executor. Ele tomou nosso pecado sobre si mesmo e pagou o preço por nós.

Sempre espaço para o arrependimento 

No entanto, como talmadim crentes, sabemos que continuamente estamos aquém dos desejos de YHWH pela maneira de viver nossas vidas. 

Embora nossa posição eterna seja segura, nossa comunhão com YHWH é afetada pela natureza pecaminosa dentro de nós. Então, há espaço para o arrependimento. É uma necessidade constante em nossas vidas.

Assim como o feriado anual de Ação de Graças nos convida a abraçar a gratidão a cada dia do ano, então Elul é uma oportunidade para os NTZRM e os crentes gentios se concentrarem novamente no arrependimento. 

É um lembrete de deixar IHWH reinar em nossas vidas diárias e procurar glorificá-Lo mais. O arrependimento - desviando nossos corações do pecado e de YHWH em comunhão restaurada - é um hábito a seguir. Elul nos lembra disso.

Elul, no judaísmo messiânico, engloba a gratidão pelo sacrifício expiatório de Yeshua e a selagem do Ruach H'Kadoshi, bem como examinando nossos corações para permanecerem em estreita comunhão com YHWH. 

À medida que o S'hofar soa em sinagogas todos os dias durante Elul, também use esse período para orar para que YHWH levante a cegueira dos olhos Hebreus e que eles recebam seu H'Mashiah, Yeshua Netzari.

NTZRM compartilha informações bíblicas sobre por que YHWH quer que você tenha um coração para Israel e o Povo Hebreu

Faça este questionário para descobrir o quanto você conhece sobre o Estado de Israel, a Terra Prometida e o povo escolhido de YHWH.

Compartilhe este artigo

Shalam
Rev Khaleb Bueno