BEM VINDO SHALAM

BEM VINDO SHALAM

PARASHAT HASHAVUÁ - BENÇÃO OU MALDIÇÃO

Perush Shabat, 17.10.2015
Rav Khaleb Bueno

"Longe de ti que faças tal coisa, que mates o justo com o ímpio; que o justo seja como o ímpio, longe de ti. Não faria justiça o Juiz de toda a terra?"
Perush - Gênesis 18:25


As Sagradas Escrituras nos revelam que o Eterno criou o Universo e os seus mundos, a terra e o céus e tudo o que neles há, e a humanidade, maktub "que tudo era muito bom".

Sendo assim, deu ao homem o poder - capacidade, de criar, cultivar e dominar sobre todas as coisas, também, lhes deu o direito de escolhas entre o bem e o mal, benção e maldição.

Com isso, creio que o homem - ser humano aproveitando do seu direito à escolhas, se esqueceu dos seus deveres, trazendo para si e ao seu mundo a corrupção e destruição, por causa da desobediência e decisão de pecar contra o Criador e sua criação.

As Sagradas Escrituras registram ao ponto de que a humanidade chegou nas cidades de Sodoma e Gomorra - "Disse mais o Senhor: Porquanto o clamor de Sodoma e Gomorra se tem multiplicado, e porquanto o seu pecado se tem agravado muito," Gênesis 18:20 mas sobre a misericórdia do Eterno em relação aos justos que ali moravam. Eles deixou claro a Abrão - o Hebreu, que se encontrasse ali justos não destruiria a cidade.

O Criador criou e sempre amou seu Mundo. Ao ponto de dar ao ser humano, mas uma vez a oportunidade de redenção da sua  alma egoísta, que somente quer receber. 

A QBLH resgata no ser humano a plenitude da vida em completa harmonia com o Criador, não só em receber, mas o prazer de doar, e, doar-se. Seguindo o exemplo do Criador doando a si mesmo para redenção humana.

Ao receber o Ruach Kadosh a alma do homem é transformada, um processo de mudança comportamental (formação da mente) na forma de pensar, falar e agir frente ao Criador e sua criação - o mundo. Tikum Olam é o sinal da presença divina no ser humano, pois o mundo dessa pessoa começa a mudar, e se transformar, a voltar como no inicio.

O ser humano passa a fazer parte da criação, glorificando o Criador em sua essência. Esse processo se dá à aqueles que buscam a QBLH e Ruach Kadosh.

Hoje nós temos a QBLH que nos mostra que podemos escolher entre viver como impios ou sermos justos, escolher entre ser a Luz do Mundo ou vivermos em escuridão, entre continuar se corrompendo destruindo o mundo ou Tikum Olam, continuar indiferente ao apodrecimento da humanidade ou sermos o Sal da Terra fazendo a diferença e preservando a raça humana de sua destruição.

Qual é a sua escolha nesse shabat... ser benção ou maldição para a criação do Eterno?