- Aquele que dispara a calunia;
- Aquele que ouve a palavra perversa;
- Aquele que é vitima inocente na difamação.
Fuja do caluniador, amanha pode ser você a vitima dele.
Segundo Sócrates, calunia é um sofisma, uma construção muito inteligente de uma meia verdade, que induz ao erro a quem é dirigido.
Agora Péricles, disse que calunia é uma afirmação falsa, desconexa a respeito de algo ou de alguém, dito desonroso a respeito de alguém, criando um dilema.
Platão entendia que calunia é uma pratica imposta de difícil reflexão feita com má fé, atribuindo falsamente a responsabilidade a alguém, minando assim o fato real.
Caluniador (no latim diabolôs - diabo) é o acusador, aquele que difere acusações sobre algo ou alguém, que geralmente quer tomar o lugar de algo ou de alguém. Seria um adversário que sempre quer difamar a obra alheia espalhando contenda e destruição com suas falsas acusações.
Fique atento, levar a frente uma falsa acusação é crime na Constituição do Código Penal Brasileiro e na maior parte do mundo. Uma pessoa que se aproxima de você para proferir mentiras ou acusações de outrem, esse é um diábolos, uma diabo, um revoltado que gostaria de tomar o lugar do outro, mas é inferior, um ser inferior e rebelde. Afasta-se desse, ele mata você, aquele de quem fala, e a si mesmo, pois ja esta condenado espiritualmente. Tenha misericórdia deste, usa de benevolência, perdão e bondade para com este e com você mesmo.
Shavu'a Tov Shalam
Rav Khaleb Bueno
Shabat, Campinas 15.08.2015