BEM VINDO SHALAM

BEM VINDO SHALAM

MOISÉS NO ISLÃ

Moisés
alayhi s-salām - 
(عليه السلام)

Musa (árabe: موسى, translit: Musa, Significado: Árvore de água; c 2076.BH (c 1392. BCE) - c de 1952. BH (c 1272. BCE)), conhecido como Moisés no Bíblia Hebraica, é considerado um profeta, mensageiro, e líder no Islã

Na tradição islâmica, em vez de introduzir uma nova religião, Moisés é considerado pelos muçulmanos como ensinar e praticar a religião de seus antecessores e confirmando as escrituras e os profetas antes dele. 

O Alcorão afirma que Moisés foi enviado por YHWH (em árabe: الله Allāh) para o Faraó do Egito e os israelitas para a orientação e advertência. 

Moisés é mencionado mais no Alcorão que qualquer outro indivíduo, e sua vida é narrada e contou mais do que a de qualquer outro profeta. 

De acordo com o Islã, todos os muçulmanos devem ter fé em cada profeta (nabi) e mensageiros (Rasul) que inclui Moisés e seu irmão Aaron ( Harun ). O Alcorão afirma:

E menciona, no Livro, (a história de) Moisés, porque ele foi especialmente escolhido, e ele era um mensageiro (e) um profeta. 

E nós o chamou do lado direito do Monte (Sinai), e fez com que se aproximasse de nós, pois místico (converse). 

E, com a Nossa misericórdia, deu-lhe o seu irmão Arão, (também) um profeta. - Quran, Sura 19 ( Maryam ), Ayat 51-53. 

Moisés é considerado um predecessor profética para Muhammad. 

Geralmente atribuído o conto de Moisés como um paralelo espiritual para a vida de Muhammad, considerando muitos aspectos de suas vidas para ser compartilhado. 

Literatura islâmica também descreve um paralelo entre seus crentes e os incidentes ocorridos em suas vidas. 

O êxodo dos Hebreus do Egito é considerado semelhante à migração (Hijra) feita pelos seguidores de Maomé. 

Moisés também é acreditado por muçulmanos ter prevido a vinda de Maomé, que seria o último profeta. 

Moisés também é muito importante no Islã por ter sido dada a revelação da Toráh, que é considerado um dos verdadeiros Escrituras reveladas em teologia muçulmana, e os muçulmanos em geral afirmam que grande parte da Toráh é confirmado e repetido no Alcorão

Além disso, de acordo com a tradição islâmica, Moisés foi um dos muitos profetas Muhammad se reuniram em caso de Mi'raj, quando ascendeu através dos sete céus

Na crença muçulmana, Moisés é considerado como tendo instado Muhammad durante sua Mi'raj para reduzir o número de orações até foram apenas cinco restantes, que são considerados como sendo os cinco orações obrigatórias

Moisés é mais reverenciado na literatura islâmica, que se expande sobre os incidentes de sua vida e os milagres atribuídos a ele no Alcorão e Hadith, como a conversa direta com Allah.

Shalam e Shalom
Mazel Tov