BEM VINDO SHALAM

BEM VINDO SHALAM

YOM KIPUR


Dia do Perdão

O que comemora-se: Após o pecado do bezerro de ouro, Moshê rezou e, em dez de Tishrei, D’us concedeu pleno perdão ao povo judeu. Quando uma pessoa perdoa outra, isto se deve a um sentimento profundo de amizade e amor que anula o efeito de qualquer mal que tenha praticado. Do mesmo modo, o amor Divino é expressão de Seu amor eterno e incondicional. 
Embora possamos ter transgredido Sua vontade, nossa essência, a alma, permanece Divina e pura. Yom Kipur é o único dia do ano em que D’us revela mais claramente que nossa essência e a Sua são uma só. Ao nível da alma, o povo judeu é todo igual e indivisível. Sempre que se demonstra a união essencial, agindo com amor e amizade, mais será revelado o amor de D’us.

Comemora-se: Dia 10 de Tishrei

Duração: 1 dia

Velas: Acendem-se as velas na véspera, do pôr-do-sol com as bênçãos apropriadas.

Obs: É recitado o Yizcor em memória de entes queridos falecidos antes de Mussaf (prece adicional recitada após ter sido guardada a Torá). 

Costumes

Caparot
Na madrugada da véspera de Yom Kipur (ou nos dias precedentes) é realizado o ritual de Caparot. Consiste na recitação de uma prece especial tendo uma galinha (para cada menina e para cada mulher) e um galo(para cada menino e para cada homem) ou mesmo ambos (no caso de uma gestante) e seu posterior abate. A pessoa neste momento deve ter em mente que merecia, por suas falhas, o mesmo destino da ave mas que Ele, em Sua eterna sabedoria, concedeu misericórdia e aceitou a ave em seu lugar. O mesmo processo é válido também com dinheiro, dando-o a seguir para tsedacá.

Paz comTodos
É um bom costume pedir desculpas aos amigos e familiares por atos que tenham sido praticados, com ou sem intenção. Yom Kipur perdoa pecado cometido contra D’us; transgressões praticadas contra o próximo são perdoadas somente se os pedidos de desculpas forem feitos pessoalmente.

Refeições Fartas
Na véspera de Yom Kipur deve-se fazer duas refeições fartas, uma no almoço e uma à tarde. Costuma-se nestas refeições comer chalot redondas mergulhadas no mel. Na última refeição, antes do jejum, não se costuma comer peixe (o motivo é de que provoca mais sede), assim como gergelim.

Kreplach
São pasteizinhos de carne tradicionais e é costume comê-los tendo em mente que a carne simboliza a severidade, enquanto a massa que o envolve representa a bondade. Assim também em Yom Kipur, D’us terá misericórdia e perdoará nossos pecados.

Abençoar os Filhos
Antes de ir à sinagoga, os pais costumam abençoar seus filhos com a Bênção dos Cohanim: 

" D’us te abençoe e te proteja.D’us faça Sua face brilhar sobre ti e seja gracioso para contigo. 
D’us eleve Sua face para ti e te dê paz."

Proibições
Existem 39 categorias de atividades criativas, descritas pelo Talmud e que tornam-se proibidas em Yom Kipur entre as quais; utilizar fogo de qualquer fonte, escrever, lavar roupa, carregar em domínio público, etc.

Em Yom Kipur deve-se abster de comer, beber, usar perfumes, maquiagens ou loções, lavar-se, usar sapatos de couro e manter relações conjugais.